Consulado Italiano RJ: agendamento

Como realizar o agendamento no Consulado Italiano RJ

 

Antes de viajar para a Itália para reconhecer o seu direito a cidadania italiana e ter o sonhado passaporte europeu em mãos você vai precisar realizar um agendamento no Consulado Italiano do RJ para conseguir um horário e legalizar as certidões de seu processo.

Vale lembrar que sem este carimbo final do Consulado Italiano do RJ as certidões de seu processo não possuem valor legal para as autoridades italianas no exterior, ou seja, o processo não se completa com sucesso na Itália e você perde tempo e dinheiro.

Confira logo abaixo algumas informações sobre como realizar o agendamento de horário no Consulado da Itália no Rio para garantir uma viagem tranquila para a Itália! No final do texto iremos informar algumas dicas para economizar tempo e dinheiro na Itália além de cuidados básicos na hora de escolher por uma empresa de assessoria, confira:

IMPORTANTE MUNDANÇA Comunicado
Central de Atendimento da rede consular italiana no Brasil
Prezado Usuário, informamos que está ativa a Central de Atendimento da rede consular italiana no Brasil para os serviços consulares do reconhecimento da cidadania por descendência e da legalização de documentos para fins de cidadania. A Central de Atendimento fornece informações por telefone válidas para todos os escritórios consulares italianos no Brasil através dos números 0800 047 4444 e (0xx/11) 4700 3789, e pelo e-mail info.Itbra@vfshelpline.com. Já está ativo o site www.vfsglobal.com/italia/brasil, no qual estão disponíveis informações gratuitas também por chat, assim como a ficha de requerimento do reconhecimento da cidadania, para ser preenchida e transmitida on-line. 
Informamos, outrossim, que o agendamento para o serviço de legalizações será efetuado exclusivamente através da Central de Atendimento nos números 0800 047 4444 e (0xx/11) 4700 3789, e pelo e-mail info.Itbra@vfshelpline.com.

Cidadania Italiana na Itália economizando tempo e dinheiro no processo

Escrevemos um artigo com algumas dicas para economizar tempo e dinheiro com seu processo de cidadania italiana na Itália além de cuidados básicos no momento de escolher uma empresa de assessoria em terras italianas, se você quiser conferir estas dicas então veja este artigo.

 

Agendamento no Consulado Italiano do Rio de Janeiro

(SISTEMA ANTIGO, ATUALMENTE NÃO EM FUNCIONAMENTO)

Logo abaixo explicaremos em detalhes como realizar o agendamento no Consulado Italiano RJ, mas antes algumas informações importantes sobre os documentos:  lembramos que os documentos do processo de cidadania italiana precisam ser recentes e formato inteiro teor. O próprio consulado Italiano RJ especifica que as certidões de casamento possuem validade de no máximo 6 meses, outras certidões como as de nascimento e óbito não possuem uma data de validade específica mas recomenda-se que também tenham data de emissão recente.

Ao conseguir um horário junto ao Consulado Italiano no Rio o interessado deverá comparecer pessoalmente, ou seja, o nome no agendamento deve ser o da pessoa que irá legalizar os documentos no Consulado da Itália.

Como conseguir um horário para legalizar os documentos

Para conseguir o agendamento do horário no consulado Italiano do RJ você deverá clicar em um link presente no site oficial do consulado (e que informaremos logo abaixo). Ao se abrir a página em língua italiana você precisará inicialmente se registrar.

Ao concluir seu registro você receberá em seu email o Nome utente (ou nome de usuário) e senha e poderá ativar seu registro. Depois de concluída esta etapa você poderá retornar ao mesmo link e preencher logo no alto da página o Nome Utente e a senha escolhidos para poder ter acesso a página de escolha do horário.

Para quem quiser já conferir a página pode ser vista aqui

Segundo informações coletadas em sites de outros consulados italiano no Brasil se pode ter conhecimento de que os horários abrem sempre à meia-noite de domingo para segunda horário italiano e permanecem abertos até quarta-feira. O número de vagas para cada dia é limitado e o tempo de espera é de 36 dias até conseguir a legalização.

Pelo grande número de interessados é provável que você precise tentar alguns dias até conseguir seu horário.

 

Se você não puder comparecer veja como autorizar alguém para legalizar os documentos no consulado

Se a pessoa que realizou o agendamento não puder comparecer ela poderá autorizar alguém através de uma procuração a lhe representar, por exemplo um parente próximo.

Esta autorização para ser válida junto ao Consulado Italiano do Rio de Janeiro deverá ter a assinatura de quem faz a procuração reconhecida em Cartório presente nos estados do Rio de Janeiro ou Espirito Santo. Caso a pessoa que precisa fazer a procuração more no exterior será possível comparecer ao CONSULADO BRASILEIRO mais próximo e realizar a procuração.

Em hipótese alguma o Consulado aceita que despachantes façam este serviço de legalização dos documentos, portanto precisa ser um parente seu. Eles criaram esta regra para evitar que haja a venda de horários para legalização de documentos já que no passado muitas empresas de assessoria realizaram agendamentos múltiplos com a finalidade de encaixar clientes.

Documentos a serem apresentados no dia da legalização

  • original do documento a ser legalizado (ou 2ª via em original) de emissão recente, com a firma  reconhecida em um Cartório da circunscrição ou no ERERIO (Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores, localizado na Rua Marechal Floriano, n. 196 – Centro).
  • tradução em italiano  do documento acima, efetuada  por Tradutor Público Juramentado

    Os documentos obtidos pela internet (por exemplo a Certidão Negativa de Naturalização) serão aceitos somente se estiverem reconhecidos como  autênticos” pelo ERERIO.
  • comprovante de residência na Circunscrição Consular (Estado do Rio  de Janeiro e Espirito Santo) no nome do requerente:. Os comprovante são os seguintes:  “Certidão emitida pelo Tribunal Regional Eleitoral” no qual conste o endereço residencial do requerente, bem como a data de inscrição (que não pode ser inferior a um ano); cópia da última Declaração de Imposto de Renda (caso seja baixada pela Internet, somente será aceita se tiver a validação do ERERIO).

 

Você precisa ter muito cuidado com a comprovação da residência, se o Consulado entender que você não respeitou os requisitos mínimos de residência ou mesmo que seus documentos parecem não refletir a realidade eles podem exigir outros documentos para poder legalizar seus documentos.

Previous post: